quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Férias do Ap.4 - Parte III: Destino Ubatuba


Noite de reveillon. Na Praia Brava, em Ubatuba, dava pra ver os fogos de artifícios que estouravam na outra praia, ao lado. Também se podia ver os fogos que estouravam na praia do Lázaro, logo à frente. Algumas dezenas de pessoas contemplavam as queimas de fogos e comemoravam a passagem do ano. Feliz 2008!

Eu carregava uma Champanhe argentina “Luxo’s” prata. Uma bela garrafa abalonada que parecia a garrafa da Jeanne, o gênio. Com a garrafa na mão e olhando no mar o horizonte iluminado pelos fogos, pulei as sete ondinhas! Embalado pela cantoria dos demais festeiros em: “Adeus ano velho, feliz ano novo...”, pedi sorte em 2008, paz, dinheiro e saúde. Fiz o mesmo pedido ao gênio da garrafa que eu carregava; dei meu primeiro gole e, como se uma cortina se desvendasse, olhei tudo ao meu redor. Vi muitas pessoas de branco, como eu, umas felizes e cantando, outras só cantando, outras caladas. Vi casais dando beijos apaixonados, fazendo promessas de fidelidade e dias felizes; vi outros casais, mais introspectivos, outros brigando, outros fazendo as pazes e vi outros casais que nasciam naquele mesmo instante. Vi famílias unidas, grupos de amigos eufóricos; vi algumas pessoas desgarradas de qualquer grupo. Vi pessoas lançando ao mar oferendas a Iemanjá; vi grupos fazendo orações com as mãos dadas e vi outros grupos tentando contato com o cosmo e seus ETs. E, sobretudo, me vi só diante daquela imensidão do mar.

Sempre tive um pouco de aversão aos festejos de ano novo. As pessoas saem às ruas de branco, felizes e festivas, e em um passe de mágica o mundo fica perfeito e um Feliz Ano Novo surge. Blá! O fato é que nada muda no ano seguinte!


Saí do mar para cumprimentar meus amigos que estavam na areia. Mas todos já estavam voltando para as casas com suas lanternas nas mãos ou auxiliados pela fraca luz de seus celulares – era preciso atravessar uma pequena trilha na mata até o vilarejo onde estávamos instalados. Ainda havia aquela lentilha e aquele peixe para terminar de comer.

Após cumprimentar algumas pessoas e trocar goles das diversas garrafas de champanhe, que cada um carregava, percebi que a festa por ali já tinha terminado, era preciso debandar para outra praia. Fui atrás das luzes das lanternas, pois senão eu teria que passar pela trilha na escuridão. No caminho encontrei o Léo, que é irmão da Angélica de Franca, amigos da Manu. Percebi que ele também estava a fim de continuar a festejar o ano que nascia, e eu precisava afogar o ano que passou. Olhei para ele, estendi minha mão e disse em tom de brincadeira:

- Léo, um Maldito Ano Novo pra você! Desejo guerra, doença e muita pobreza!

O Léo, que é um cara muito bem humorado, logo caiu em gargalhadas:


- Ahahaha! Como é que isso, Dênis?

- Maldito Ano Novo! Muita guerra, doença e muita pobreza pra você!

- Caráca! Ahahaha!

- Esse negócio de desejar “Feliz Ano Novo” não tá com nada - justifiquei-me -, quando desejamos “Feliz Ano Novo”, a felicidade acaba logo. Agora, se desejarmos o inverso, qualquer coisinha boa que acontecer durante o ano, será motivo de grande felicidade. Não concorda?


- Ah, essa é boa, concordo plenamente.


- Agora me responda: qual é a validade dos votos de “Feliz Ano Novo”?

O Léo ficou intrigado, só intuía que a validade era curta, mas quão curta?


- Dênis, é o seguinte: vamos descobrir isso lá na praia da Fortaleza - uma praia ao lado da qual estávamos. Parece que lá vai rolar um show com música ao-vivo, banda e sei lá mais o quê. Topas?


- Boa idéia! Podemos aproveitar e passar na casa onde o Pax está, e desejar pra ele também um “Maldito Ano Novo”, ahahah!

- Tá bom, mas preciso pegar uma grana lá na casa.

- Não, deixa pra lá! Já temos nossas garrafas de champanhe e o Pax está com uma garrafa de pinga Boazianha esperando por nós.

- Cê acha que não precisa então, é?

- Acho!


- Tá certo, então vamos nessa! Aliás, que garrafa bacana essa, hien? Parece a garrafa da Jeanne!

- Tem razão. Faz um pedido e toma um gole! Ehehe!

Lá fomos nós, cada um com uma garrafa na mão. O Pax estava em uma casa na praia da Fortaleza, só que no alto do morro. Era necessário subir uma ladeira estreita e íngreme naquela escuridão e só tínhamos o auxílio da luz de meu celular. Um pouco antes de encontrarmos a entrada da ladeira que nos levaria até o Pax, vinham em nossa direção três garotas. O Léo, adorando a brincadeira do “Maldito Ano Novo”, tentou usar disso como arma de sedução:


- Opa! Um Maldito Ano Novo pra vocês!

Das três meninas, duas pararam sem entender nada:


- O quê?

Continuou Léo:


- Desejo muita guerra, doença e muita pobreza pra vocês!

E ainda lançou um sorriso cafajeste para elas, que só falavam em coro:

- Quê?

- Vocês sabem qual é o prazo de validade do “Feliz Ano Novo”? Insistia o Léo.

- Ãh?


A terceira menina que estava mais adiante, na retaguarda, ao perceber o lance, logo chamou a atenção de suas colegas:


- Ei gente, anda! Não dá confiança, não! É papo de bêbado!


As duas, como que obedecendo a ordem de um sargento, bateram em retirada atrás da amiga mais precavida. Droga!


- É! Maldito Ano Novo, Dênis! Ehehehe!

- Léo! Acho que essa não é a melhor maneira de abordar meninas na praia na virada do Ano. Na próxima vez, tenta o tradicional “Feliz Ano Novo”.

- Mas se não fosse aquela mandona as outras duas já estavam no papo!

- Tem razão. Mas vamos ao Pax, que minha garrafa já está secando.


Continua…

Um comentário:

Moon Safari disse...

Péssima idéia de xaveco, vai trazer maus agouros.
(rs)