quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Jogatina "do presidente ao cu"

Tudo pode acontecer quando há uma jogatina no ap.4. Há certa rotatividade das pessoas que freqüentam esta mesa de jogos, não sei exatamente o por quê, mas algumas pessoas jamais voltaram.

Um caso de sumiço típico foi o da Luciana que, após inúmeras vezes ganhar a cadeira do “presidente”, desapareceu! Dizem que ela está na Europa, na Itália, fazendo curso de palhaço. Curso de palhaço! Onde já se viu alguém fazer curso de palhaço!

Sei também que a Lana, uma jovem de longos cabelos loiros e de estatura para impressionar qualquer homem só compareceu uma noite nesta mesa. Com aquela famosa sorte de iniciante ela foi “presidente” por várias rodadas e depois sumiu. Quem a trouxe foi o Allan (que não comparece com regularidade neste jogo). Na ocasião eles estavam tendo um rolinho. Após o jogo, esta pirulitona de 1,90m, desapareceu. Dizem que ela foi para a Europa junto com a Luciana, chegaram juntas na Alemanha e, não se sabe bem o por quê, se separaram. Uma para Itália e a outra para França. Parece que a Lana foi fazer um curso de bufão. Curso de Bufão! Onde já se viu uma mulher com corpo esculpido pela prática do triathlon, querer se transformar numa deformidade? A não ser que... Oh, meu Deus! A não ser que ela já tenha partido deformada para a Europa! Será que o Allan tem algo a ver com isso? Mas pelo que meus informantes internacionais disseram, nem a Scotland Yard tem notícias destas duas.

Sábado passado, depois de seis meses do último jogo, decidi promover mais um carteado. Hesitei um pouco em chamar alguns dos amigos que mais estimo, pois temo que qualquer um deles desapareça também. Infelizmente descobri que teria mais algumas baixas: o Allan estava em algum fórum na Argentina, o Bruno, estava fazendo uma “longa viagem de volta pra casa”* e a Manuela, foi para Brasília num retiro espiritual (retiro espiritual em Brasília! Que coisa mais sem sentido. Em todo caso não comentei nada com o Gabriel, que é o namorado dela). Entre as presenças confirmadas estavam o meu fiel amigo Gabriel; a lavadora de louças - que nas horas vagas também participa do carteado – Paula; Pax, um árabe que batuca em vasos de vidro; o pequeno Fernando Helmans; a pequena Nath; Colin e sua mulher Úrsula e, os iniciantes, José Roberto, uma espécie ruiva em extinção ou uma peça rara que atende pelo apelido de ZeRo, e Marina Wanaransteinbergsteig, ou simplesmente Mawá pros mais chegados.

A partida estava marcada para as 20h, sugestão do Gabriel:

- É melhor marcar às oito, porque, mesmo marcando neste horário, eles só vão chegar às nove.

Como sempre ouço os sábios conselhos de Gabriel, marquei às 20h e, claro que o próprio Gabriel chegou às 21h. A primeira a chegar foi a Paula, pois, nestas ocasiões, ela sempre me ajuda com a louça de três semanas que larguei na pia. Ela tem um par de luvas de borracha na minha cozinha que são só dela! As 19:30, para minha surpresa, chegou a Nathalia, ela nunca chega em lugar algum com antecedência – achei isso uma atitude muito suspeita! À partir das 20:30 começaram a chegar os outros convidados nesta ordem consecutivamente: Mawá, ZeRo, Gabriel, Colin e Úrsula, Pax e no final da madrugada a Mari (namorada do Pax).Minha geladeira estava abastecida de cervejas e refrigerantes, a mesa da sala munida de salgadinhos diversos (inclusive o fandangos sabor presunto. Pois é, presunto. Eu não podia perder a promoção do Pão de Açúcar, sou um cliente “mais”) e no banheiro revistas sobre ciência e filosofia, para impressionar, dois livretos de contos - sendo de um de Allan Poe outro de Agatha Christie – para distrair e um rolo de papel higiênico novo. No aparelho de som rolava uma miscelânea de músicas, sem a menor coerência de estilos, baixadas do e-mule. Tudo pronto para iniciarmos a partida. Sorteamos as posições dos jogadores e logo percebemos mais uma baixa:

- Cadê a Nath? Perguntou a Paula.

Senti os olhares em volta mesa, ninguém queria responder a pergunta, até que coloquei minha diplomacia de anfitrião em jogo:

- Pedimos pizza agora ou depois de algumas rodadas?

- Pede agora que eu tô morrendo de fome. Até a pizza chegar já fizemos pelo menos uma rodada – assim falou Gabriel.

Mais uma vez segui os sábios conselhos de meu fiel amigo e o assunto “onde está a Nathalia?” dissipou-se no ar como a fumaça de um charuto.

Na primeira rodada, tínhamos o pequeno Fernando na presidência e eu na vice-presidência. Este pequeno imperador pretendia passar muito tempo no poder e a sabedoria deste monarca sabia que agora não teria mais aliados na mesa. Tratou de bolar estratégias para bater logo e se manter no poder, pois todos queriam seu posto.

De repente o interfone toca, logo no fim da primeira rodada. Quem seria à esta hora? Fui ao interfone:

- Quem é?

- É da Tutti Pizzas!

- Ah, mas é claro, já vou mandar alguém buscar.

Sempre pego minhas encomendas na porta do prédio, não deixo que estes entregadores entrem no meu apê, afinal, nunca se sabe se eles são eles mesmos.

- Gente é a pizza, quem quer buscá-las?

Silêncio.

-Tá bom, eu mesmo vou.

Mais uma vez Gabriel aconselhou:

- Não é melhor que alguém vá junto com você? Nunca se sabe o que pode acontecer a esta hora da noite...

Porém, este fiel amigo lançou o palpite e naturalmente, não se ofereceu para ir comigo. Nem ele, nem ninguém!

Respirei fundo, juntei a grana do pessoal e fui sozinho pegar a pizza... Quando abandonei o recinto, uma conversa suspeita se instaurou:

- E a Nath, hein? - perguntou Paula mais uma vez.

- Parece que ela disse que volta - respondeu-lhe Mawá.

- Aposto que não volta! - disse categoricamente o árabe Pax.

- A pizza tá demorando - preocupava-se o sábio e esfomeado Gabriel.

- Mas quem fez os pedidos? Eu não vi ninguém ligar para o disque-pizza - levantou preocupadamente a questão o iniciante ZeRo.

O interfone toca interrompendo o blá-blá-blá. Todos ficam estagnados e surpresos. Ninguém queria atender ao interfone que tocava insistentemente.

- Acho melhor alguém atender o interfone, pois o Dênis não está aqui dentro para atender - disse o nosso sábio conselheiro Gabriel, que dá palpite mas fica sempre na dele sem se mexer.

- Tá bom, eu atendo - ofereceu-se a também iniciante Mawá – Alô? ... Alô-alô? ... Tem alguém aí? ... Quem é?


(continua ...)

*título da peça em que o Bruno está em temporada no SESC Pompéia.

por
Dênis Goyos e colaboração de Paula Nigro
foto de ZeRO
Imagem do Google

7 comentários:

Luciana Arcuri disse...

hehe, nao me perdi, estou voltando para reinar mais um pouquinho!!!
logo logo resureiçao de Luciana

Unknown disse...

Ai, cadê a continuação? Esse ritmo policialesco está muito aflitivo!!!
Bjs, Marília
P.S. Sei que é meio ridículo usar o nome do Pedro, mas não sei criar uma conta.

Anônimo disse...

Hehehe, não queria provocar ódio em sua amiga hehehe.

Obs: Vcs tinham razão, o Lanterna estava um lixo.

Anônimo disse...

anonimo do comentario anterior =Colin

Anônimo disse...

Ai, tô tensa!

ZeRo disse...

Meu Deus... será que Dênis foi abdusido pelo vizinho do 04 enquanto esperávamos?!

Olha... se eu for sumir... quero reaparecer na Espanha... combinado? =)

Anônimo disse...

Genteeee
To aqui em Paris. E ensinando para os gringos mau mau!
Porra, esqueci total as regras da sua jogatina. Loira eh foda, vou te contar...
Denis, juro que quando voltar de pago um refri, adorei o :corpo esculpido!
Bisou e manda as regras